Graduação

GRADUAÇÃO OFICIAL DO  HAPKIDO

 ATENÇÃO

Informamos a todos que a Confederação Brasileira de Hapkido ”entidade oficial”, e a Federação de Hapkido do estado de São Paulo, em assembléia geral, desde janeiro de 2001, decidiu que: ”Somente será aceito os diplomas de faixas pretas no Brasil, que são assinados pelo Grão mestre YUN SIK KIM, por ser ele o único discípulo direto do Grão mestre YOUNG SOOL CHOI, fundador do Hapkido da nova era.
Com esta norma a “CBHKD”, espera acabar definitivamente com os falsos mestres que se uniram aos alunos indisciplinados que a CBHKD, expulsou de seu quadro de faixas pretas. Alguns destes alunos nem sequer eram faixas pretas, estas pessoas que se auto intitulam-se mestres de Hapkido, somente denigrem a imagem do Hapkido Brasileiro, enganando o público, que ainda desconhece o HAPKIDO.

faixas“Ti” (faixas)

10° GUB – faixa branca.
9°  GUB – faixa amarela.
8°  GUB – faixa amarela ponta verde.
7°  GUB – faixa verde.
6°  GUB – faixa verde ponta azul.
5°  GUB – faixa azul.
4°  GUB – faixa azul ponta vermelha.
3°  GUB – faixa vermelha.
2°  GUB – faixa vermelha uma ponta preta.
1°  GUB – faixa vermelha duas pontas pretas.

Obs: Em algumas academias pode haver intercalações de graus nas faixas coloridas devido à quantidade de praticantes, porem as cores são mantidas.

FAIXAS PRETAS

– Faixa preta 1º  DAN – (Tchuionin ou Sonsanin), ajudante, não é autorizado a ministrar aulas.
Obs: É obrigatório o uso de uma tarja branca em uma ou nas duas pontas da faixa.
– Faixa preta 2º e 3º DAN – (Kyosanin ou  Sonsanin = especifico para instrutor de academias), em casos específicos  como é no Brasil, devido a falta de mestres devidamente qualificados, com a autorização do grão mestre, os faixas pretas 2º  e 3ºdan, poderão ministrar aulas de Hapkido.
Obs: É obrigatório o uso de duas tarjas brancas em uma ou nas duas pontas da faixa para o segundo DAN, e três tarjas para o terceiro DAN.
– Faixa preta 4º, 5º, 6º e 7º DAN – Sabonim (Mestre), autorizado à ministrar aulas de Hapkido.
Obs: Os Mestres também têm que usaras as tarjas em suas – faixas, equivalentes as suas graduações, podendo optar pela cor branca ou vermelha.
– Faixa preta 8º, 9º e 10 º DAN – (Kwandjanim) Grão Mestre, mestre dos mestres.
Obs: Uso opcional das tarjas na faixa

Regras para uso do “Dobok” (roupa de treino)

1) De faixa branca até faixa preta 3º  DAN, deverá usar calça preta e blusa preta.
2) Os Mestres de 4º à 7 º dan, deve usar calça preta e com a autorização do Grão mestre, poderá usar o blusão preto,  traçado, com listras da cor que desejar.
3) O Grão mestre pode usar o uniforme que preferir desde que não se caracterize com qualquer outra arte marcial.

Compartilhar

Comentários estão fechados