Kwan

Kwan

Família de escolas ou academias de artes marciais

hkd_0000Entre as décadas de 50 e 60, após a separação da Coréia, a Coréia do Sul passou por uma grande e rigorosa reformulação, saía do regime (Imperial – Comunista), para o regime (capitalista), esta grande reformulação só foi possível devido a forte união do povo Coreano.
O governo que se estabeleceu, teve que reformular todas as leis na Coréia do Sul e dentro das artes marciais esta reformulação também foi marcante, pois o governo Sul Coreano a fim de organizar as artes marciais Coreanas, instalou o registro de “Kwan” (Família de escolas ou academias de artes marciais), porém muitas artes marciais Coreanas, não conseguiram seu registro de Kwan devido ao rigoroso critério imposto pelo governo. Para registrar um Kwan, o mestre tinha que provar que era um mestre de 7º, 8º, 9º ou 10º dan e ter no mínimo 30 academias ligadas a ele.
No caso do Hapkido, foram três os registro de Kwan, os quais são estes que respondiam pelo nome do Hapkido, junto com seus fundadores:

KWAN – Fundadores

Sung Moo Kwan Hapkido – Han Jae Ji
Shin Moo Kwan Hapkido – Moo Wong Kim
Hapkido Bum Moo Kwan – Yun Sik Kim

________________________________________________

HKD_000O governo Coreano também decretou o registro de “Associação”, a qual seria responsável pela organização dos Kwan, o mestre tinha que primeiro registrar o seu Kwan no governo e depois na associação, a primeira a ser reconhecida pelo governo foi à “Korea Kido Association”, tendo como seu primeiro presidente o Sr “Du Young Kim”.
A Korea Kido Association, não era uma associação especifica de Hapkido e até hoje ela incorpora mais de 30 (trinta) tipos de artes marciais diferentes.
Para resolver esta questão, os mestres: HAN JAE JI; YOUNG JIN KIM; KWANG SIK MIUNG; YONG WHAN KIM; TAE JOON LEE; DUK KYU WHANG; YOUNG WOO YU; BONG SOO HAN; SE LIM OH; SEO OH CHOI; YUN SIK KIM; JAE NAN MYUNG; JONG TEK KIM; e outros Uniram – se para fundar a primeira associação que cuida – se especificamente do Hapkido, a ”Korea Hapkido Association”, também conhecida como “Dehan hapkido”, tendo como seu primeiro presidente o Sr “Ji Han Jae”. A união destes mestres também resultou no lançamento do 1º(primeiro) livro de hapkido, escrito pelos mestres “Kim Jong Tek e Myung Kwang Sik” Com a participação de todos os mestres da (KHA) Korea Hapkido Association. Este livro é a maior fonte de origem de nossa história, juntamente com pesquisas feitas pela Confederação Brasileira de Hapkido e relatos vivenciados pelo Grão mestre Yun Sik Kim, o único discípulo direto do Grão mestre Young Sool Choi o fundador do Hapkido da nova era.
Os registros de Kwan foram feitos até 1970 dentro do governo Coreano, após esta data não foi registrado mais nenhum Kwan, pois em 1971, o presidente da Coréia assina uma lei declarando o Tae Kwon Do, como esporte nacional Coreano.

Compartilhar

Comentários estão fechados